A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo foi distinguida como a Melhor Zona do Continente Africano de 2022, nos domínios do digital, tecnologia e marketing, pela Organização das Zonas Económicas Africanas (AEZO).
Segundo o comunicado oficial, a distinção foi feita na sétima edição da cimeira anual, que decorreu na cidade nigeriana de Abuja, de 30 de novembro a 2 de dezembro deste ano, onde o prêmio será oficialmente apresentado hoje(21), nas instalações da ZEE, pelo presidente do Conselho de Administração, António da Silva.
“Esta conquista reflete o reconhecimento internacional pela excelência do desempenho de todos os colaboradores da ZEE E.P. numa área onde a criatividade e inovação são fundamentais”, refere o documento.
MAIS: Angola quer liderar a economia digital em África
Para a instituição angolana, essa condecoração realça a qualidade do caminho percorrido ao longo da existência com projetos que geraram mais de seis mil novos empregos, na sua maioria preenchidos por cidadãos nacionais.
“A redução das importações, o aumento das exportações e a captação de investimento estrangeiro estão bem refletidos na produção crescente da Zona Económica Especial, apesar da crise económica internacional com a implementação nos últimos dois anos de projetos de investimento oriundos da Alemanha, Eritreia, Índia, Rwanda, Líbano e Angola, que representam um investimento superior a 725 mil milhões de kwanzas”, finaliza o documento.