Hoje em dia existem muitas plataformas na cloud que permitem a partilha de arquivos, mas quem é do meu tempo (Oieee sou Kota), sabe perfeitamente que plataformas como o Mediafire, Zippyshare são das primeiras que nos permitiam ter acesso a vários downloads de músicas, imagens, etc.
Depois de quase 17 anos online, o veterano em hospedagem de arquivos Zippyshare será encerrado no final do mês de março de 2023. Fundado em 2006, a plataforma era conhecido pela sua abordagem gratuita, prática e sem voltas para armazenar arquivos online. Tendo mudado muito pouco ao longo dos anos, os operadores da Zippyshare garantem que a plataforma agora é um dinossauro que custa muito para ser executado num mundo onde o bloqueio de anúncios é generalizado.
O que está na causa do encerramento?
A plataforma que conta com 45 milhões de visitas por mês não rende dinheiro, contudo, a empresa afirma que a redução dos utilizadores está a acontecer constantemente. Ao que tudo indica, muitas pessoas estão a buscar por serviços de partilha mais modernos e deixando de usar a plataforma em questão.
Outro problema são os bloqueadores de anúncios, já que milhões de utilizadores acedem o Zippyshare e bloqueiam os anúncios que aparecem no site, causando uma queda na receita da plataforma. Ou seja, os custos são altos para manter um tráfego numeroso, mas eles não conseguem lucrar em cima disso.