Looking forward to providing Starlink service to the people of Zambia!
— Elon Musk (@elonmusk) September 19, 2022
Já não é novidade de que a SpaceX tem estado a penetrar fortemente no continente africano, exemplo disso é que, O Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM) anunciou recentemente a atribuição de uma licença à empresa americana de prestação de serviços de Internet Starlink, um projeto da SpaceX.
Mas pelos vistos mais um país africano está prestes a aderir ao projecto da SpaceX, a empresa está em conversações com funcionários da Zâmbia, oferecendo os serviços de internet da Starlink para o país.
Recentemente, Jito Kayumba (o Assistente Especial da República da Zâmbia), twittou sobre a SpaceX e as autoridades do país reunidas sobre os serviços da Starlink.
MAIS: Starlink chega à África e agora opera em todos os continentes
“O envolvimento de nosso presidente com a equipe da SpaceX e sua iniciativa Starlink aumentará a posição da Zâmbia na economia digital e permitirá o acesso universal à Internet e outras tecnologias. Grato por esta iniciativa do visionário empreendedor Elon Musk”, twittou Kayumba.
O que falta para Angola aderir aos serviços de Internet da SpaceX?
A sensivelmente um mês, alguns executivos da SpaceX estiveram em Angola, e reuniram de certeza com alguns executivos da parte angolana representados pelo INACOM, GGPEN, e INFRASAT. Não se sabe o certo o que levou essa comitiva ao nosso país, mas pela legenda “Recepção da SpaceX em Angola. Adiantando o Programa Espacial Angolano”, essa visita da empresa norte americana poderá ser interpretada de várias formas, mas vamos deixar as coisas acontecerem, tarde ou cedo teremos as novidades.