Se me perguntassem o que mais faço no Youtube, eu responderia que procuro músicas. O objectivo principal do Youtube é de disponibilizar vídeos, mas quando não encontro o vídeo oficial, há sempre um vídeo com o áudio oficial e uma foto. O melhor disso tudo: é um serviço gratuito.
Claro que a Google pensou em ganhar “algum” dinheiro com esse recurso e durante esta semana foi apresentado o serviço de música por assinatura do YouTube.
Este novo serviço foi apelidado de YouTube Music Key, e tratá também um novo visual de organização e apresentação das colecções de músicas no site. Para utilizar este serviço é necessário um convite que começará a ser disponibilizado nas próximas semanas para os utilizadores dos EUA e Reino Unido.Esse convite dará acesso gratuito por seis meses. Depois deste período pagarão uma mensalidade promocional de 7,99 USD. Os desafortunados (como eu) que não conseguirem convite poderão, a partir do próximo ano,pagar 9,99 USD/mensais para ter acesso.
Durante as próximas semanas será actualizado o aplicativo do Youtube para Android com o novo serviço incluído. Quanto ao aplicativo para iOS, no final do mês muito provavelmente será contemplado com essa actualização.
Mas a Google não tem já um serviço de música, o Google Music? A resposta é simples, quem já for assinante do serviço Google Music receberá acesso automaticamente ao YouTube Music Key.
E os utilizadores que não tiverem assinatura?
Este serviço funcionará de duas formas:
- Plano gratuito: para web e dispositivos móveis que permitirá ouvir músicas gratuitamente,
- Plano de assinatura: sem publicidade, e com possibilidade de escutar os conteúdos offline (sem conexão à internet).
Com esse novo serviço a estrutura do site será um pouco alterada, poderemos encontrar álbuns completos. Para aqueles casos em que o artista não tiver vídeos oficiais do álbum todo, serão adicionadas fotos de fundo com áudio de alta qualidade.
Veja o vídeo oficial do novo serviço:
[Fonte]: GoogleBlog