Quem não gosta do “Flash”, que durante muito tempo foi a única grande alternativa para conteúdo interactivo, pode começar a festejar, o Youtube adoptou finalmente o HTML5 como padrão para a reprodução de vídeos.
Os navegadores compatíveis com o esse “novo” formato são:
- Chrome
- Internet Explorer versão 11
- Safari 8
- Firefox (versões Beta)
De entre as vantagens do HTML5 destaca-se a compatibilidade com codec VP9, que faz com que vídeos de maior resolução consumam menos largura de banda (uma redução uma redução na ordem de 35%), o que facilitará os utilizadores em África que têm conexões não tão rápidas assim e muitas vezes com limitações.
Há ainda uma vantagem na área de segurança, uma vez que o HTML5 é compatível com extensões de media criptografadas (Encrypted Media Extensions), permitindo que o YouTube use um único player em diferentes plataformas, facto impossível com o Flash.
Para os utilizadores que já tinham seleccionado o HTML5 com padrão (uma vez que a Google testa a tecnologia há 4 anos), decerto que não notarão muitas diferenças. Provavelmente alguns começarão a desinstalar o “Flash” dos seus computadores… foi bom enquanto durou.