Há já algum tempo que vários fabricantes de material de rede estão a vender dispositivos Wi-Fi 7 com as especificações preliminares desta norma. Há uma ideia concreta de prazos por isso, mais fabricantes vão começar a lançar produtos que tiram partido das novas funcionalidades do Wi-Fi 7.
A Wi-Fi Alliance, a entidade que regula e define as normas para as redes sem fios, confirmou que a versão final da norma que rege o Wi-Fi 7 será publicada no primeiro trimestre de 2024. Esta, promete velocidades mais altas que as do Wi-Fi 6, entre outros melhoramentos.
.@bgiordan of @CommScope & @ruckusnetworks joins us on #TheSignalPodcast to discuss how Wi-Fi 7 and #6GHz spectrum enables rich user experiences and new use cases for enterprise companies. Listen to learn more: https://t.co/LB9ybLp68z pic.twitter.com/bN1CQ4xmR4
— Wi-Fi Alliance (@WiFiAlliance) December 4, 2023
No ano passado, a Intel e a Broadcom demonstraram que uma ligação Wi-Fi 7 (802.11be) consegue chegar aos 5 Gbps, uma velocidade significativamente mais alta que os 1,7 Gbps do Wi-Fi 6. A nova norma consegue atingir estas velocidades através da alternância entre os 2,4, 5 e 6 GHz, que os dispositivos compatíveis podem usar em simultâneo.
Além disto, o espectro do 6 GHz permite usar canais de 320 MHz, o que duplica a capacidade em relação ao Wi-Fi 6, um fator importante para o aumento das velocidades. Também se espera que as ligações Wi-Fi 7 sejam mais estáveis que as das normas anteriores e darem um maior equilíbrio inteligente do tráfego que permita à rede suportar mais dispositivos, com mais eficiência.
Wi-Fi CERTIFIED 7 is ushering in the next level of #WiFi performance. The release will facilitate worldwide interoperability.
Learn more: https://t.co/NOJvVkAWOU pic.twitter.com/LzLb7XJ7vO
— Wi-Fi Alliance (@WiFiAlliance) December 8, 2023