A actualização de política do WhatsApp levantou a necessidade de muitos pensarem se é hora de mudar o aplicativo de mensagens. A primeira coisa que gostaríamos de esclarecer é que a informação sobre a mudança foi, em grande parte, exagerada. Ao contrário do que memes e outras manchetes o levam a acreditar, o WhatsApp não partilha os chats, as suas imagens ou as ligações que você faz.
O Telegram ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter na última semana do ano e muitos usuários continuam a publicar sobre as vantagens do aplicativo de mensagens. Do outro lado, estão os internautas fãs do WhatsApp, que defendem-no.
Um dos principais argumentos dos defensores do Telegram é que ele tem muito mais recursos que o WhatsApp. E isso é verdade. No aplicativo , é possível criar canais, por exemplo. Diferentemente dos grupos, eles são usados para transmitir mensagens para grandes grupos, e têm número ilimitado de participantes.
- Telegram: O maior problema do Telegram é que, por padrão, a rede se conecta e cria um novo chat toda vez que alguém, com o seu número de telefone, instala o aplicativo. Isso pode preencher a sua página inicial com contactos ou chats que não são necessariamente aqueles de que você mais precisa.
- WhatsApp: o aplicativo não cria uma nova conversa toda vez que um novo contacto é adicionado ao telemóvel.
- Telegram: o aplicativo está vinculado a um número, mas pode ser usado em diferentes telemóveis e tablets simultaneamente. A versão web do aplicativo não requer um telefone com conexão para continuar a funcionar.
- WhatsApp: o WhatsApp só pode ser usado em um computador por vez. a sua versão web também depende se o dispositivo no qual está activado tem internet e uma conexão. Caso contrário, você não receberá as mensagens. Desde 2018, trabalha-se em uma opção que permite o envio de mensagens offline.
- Telegram: o aplicativo possui criptografia ponta a ponta. No entanto, não é uma opção activa em todos os chats. Para fazer isso, o usuário deve alterar o tipo de chat para secreto. Os chats normais são criptografados, mas não de ponta a ponta. Dito isso, o modo secreto do Telegram oferece muito mais opções de proteção, como teclado anônimo, proteção contra capturas de ecrã e mensagens destruídas. Também possui o modo ‘batman’ que permite ocultar as suas informações nos grupos.
- WhatsApp: possui criptografia ponta a ponta em todos os chats. Ele também tem proteção de chats por meio de impressões digitais.
- Telegram: o aplicativo, em geral, permite partilhar quase todos os tipos de conteúdo. A maior diferença é que o Telegram permite são arquivos mais pesados, de até 1,5 GB. Ele também tem uma opção de adesivos, embora, infelizmente, a seleção se limite às lojas do aplicativo.
- WhatsApp: a quantidade de conteúdo que permite partilhar é extensa e não tem mais limite de tamanho dos arquivos. O aplicativo também tem uma loja de adesivos, mas um dos seus factores mais valiosos é que permite aos usuários salvar e usar aqueles que criaram.
- Telegram: talvez este seja o ponto mais fraco do Telegram. Somente até 2020 (e por causa do COVID-19) o aplicativo integrou a função de videochamada. Porém, por enquanto não tem função de poder fazê-los em grandes grupos.
- WhatsApp: Desde 2016 o WhatsApp possui funções para ligações e videochamadas. Neste ano, ampliou a sua cota para 8 pessoas simultaneamente. E também permite que o usuário inclua adesivos ou até mesmo partilhe conteúdo no meio da chamada. Nesse ponto, está claro que o aplicativo tem uma vantagem importante.
Em geral, as coisas estão muito divididas entre as duas aplicações. A única coisa que o Telegram ainda não tem é a base de utilizadores do WhatsApp e as videochamadas em grupo.
Veja um resumo das funcionalidades das duas aplicações: