O WhatsApp anunciou duas novas funcionalidades de reforço à proteção da privacidade dos seus utilizadores. As novidades surgem como reforço da encriptação ponto a ponto, que continua a ser a base para a segurança das chamadas e mensagens feitas na rede social.
Uma delas é a possibilidade de ativar o sistema de silenciamento automático de chamadas recebidas de contactos desconhecidos na aplicação. A outra é a Verificação de privacidade, um conjunto de definições que o utilizador pode alterar, como, por exemplo, quem pode entrar em contacto consigo.
A Meta explica que a possibilidade de silenciar números desconhecidos foi criada para dar maior controlo aos utilizadores sobre as chamadas recebidas. Desta forma, o objetivo é ajudar a excluir automaticamente o spam, assim como fraudes e chamadas de pessoas que não conhece. Na prática, estas chamadas não vão tocar no smartphone, mas podem ser depois consultadas na linha de chamadas, pois poderá haver situações em que os contactos são legítimos e importantes.
MAIS: Novo ataque ao WhatsApp consegue aceder a informações sensíveis
Relativamente à Verificação de Privacidade, estão disponíveis diferentes opções de proteção na rede social. A funcionalidade orienta os utilizadores, passo a passo, pelas definições de privacidade mais importantes. No mesmo local pode escolher o nível certo de proteção, navegando através de diferentes camadas de privacidade relativas às mensagens, chamadas e informações pessoais.
Pode começar por definir quem vê os seus dados pessoais, tais como quando está ou esteve online pela última vez, a foto de perfil, a biografia, o seu estado, e ainda a possibilidade de desativar os recibos de leitura das mensagens. Também pode definir quem pode entrar em contacto consigo, adicionar mais privacidade às conversas e proteções à própria conta.
Outras funcionalidades de proteção de privacidade anteriormente, inseridas no WhatsApp passam por trancar conversas recentes, que sejam mais sensíveis, com palavras-passe; as mensagens temporárias que desaparecem quando expiram; o bloqueio das capturas de ecrã para visualização única; e a possibilidade de manter a presença online privada. Também pode sair de grupos de forma silenciosa, a possibilidade de bloquear e denunciar utilizadores.