O WhatsApp Pay, serviço de pagamentos através da plataforma de troca de mensagens, chegou oficialmente ao Brasil nesta terça-feira (04). O recurso será disponibilizado de forma gradual, ao longo das próximas semanas, em todo o país.
Inicialmente, os pagamentos estarão restritos às pessoas físicas. O WhatsApp afirma ainda estar a trabalhar junto ao Banco Central do Brasil para para disponibilizar os pagamentos para empresas.
Numa mensagem publicada por intermédio de um vídeo, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, destacou que o Brasil é um dos primeiros do mundo a receber o serviço por conta da sua relevância para a companhia. “Agora você pode enviar dinheiro para os seus amigos e familiares pelo WhatsApp e é tão fácil quanto mandar uma foto”, afirmou.
O serviço será habilitado para usuários do WhatsApp com cartões de débito, pré-pago desde que sejam Visa e Mastercard do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Para utilizá-lo, basta adicionar um cartão de um banco parceiro ao aplicativo, selecionar um contacto e clicar em adicionar transação. O destinatário verá o pagamento direito na conversa com o remetente.
Para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, as pessoas precisam ter um número de telefone do Brasil. Somente transações dentro do país e em moeda local são autorizadas.