Esta função pretende adicionar uma camada adicional de segurança e privacidade, para conversas onde podem ser partilhados conteúdos sensíveis ou privados, e que não se espera que venham a ser partilhados fora desta.
A funcionalidade encontra-se disponível para conversas de grupo, mas também para conversas individuais, onde se pretenda um pouco mais de proteção. Por agora, a mesma necessita de ser ativada pelo administrador da conversa de grupo ou por uma das partes na conversa individual.
Caso a mesma seja activada, o reencaminhamento de mensagens é directamente desactivado. Além disso, o download automático de conteúdos multimédia também é desativado, prevenindo que os mesmos possam ficar guardados nos dispositivos. O acesso com plataformas de IA da Meta também é bloqueado, para prevenir que os dados possam ser partilhados com os modelos da empresa.
Segundo o WhatsApp, a funcionalidade foca-se para conversas que podem conter pessoas que não são relactivamente próximas com o utilizador, mas onde sejam partilhados temas que podem ser considerados sensíveis.
A plataforma refere ainda que, além das proteções aplicadas atualmente, espera-se que mais ferramentas e formas de bloqueio na partilha de conteúdos venham a surgir nos próximos tempos. A empresa indica ainda que pode demorar algumas semanas para que o sistema fique ativo em todas as contas da plataforma de mensagens.