O aplicativo WhatsApp anunciou nesta terça-feira (3), a disponibilidade do modo escuro para usuários de iPhone e Android. o recurso permite tornar a interface do aplicativo predominantemente preta, uma tendência no mercado mundial de aplicativos.
O modo escuro foi projectado para reduzir a fadiga ocular em ambientes com pouca luz e evitar o excesso de iluminação em ambientes inadequados. A empresa informa que, durante os testes que aconteceram durante todo o ano de 2019, foi identificado que a combinação de preto e branco puro na interface pode levar à fadiga ocular. Por conta disso, a interface não fica totalmente preta, mas sim em um tom cinza escuro e uma cor esbranquiçada para melhorar a legibilidade.
Para os usuários do Android 10 e iOS 13, a função deve ser activada directamente nas configurações dos aparelhos. Para quem já utiliza o modo escuro no seu aparelho, apenas será necessário actualizar o seu Whataspp para a última versão, de número 2.20.30 ou posterior. Já no caso de aparelhos com Android 9 ou versões anteriores, é necessário acessar o menu “Configurações do WhatsApp”, depois tocar em “Conversas” e “Tema”, e então selecionar o modo escuro.
Criado a partir das solicitações frequentes dos usuários, o WhatsApp se junta com outros aplicativos e sistemas operacionais que já possuem o modo como opção de quem não quer utilizar a tela mais clara no telemóvel. Na plataforma, o modo escuro tem fundo cinza escuro e tons esbranquiçados que diminuem o brilho da tela.
O WhatsApp pretende lançar mais uma novidade de segurança para os usuários: em breve as mensagens do aplicativo salvas no Google Drive contarão com criptografia e senha.