Tal como outras aplicações, o WhatsApp é atualizado frequentemente de forma a manter os utilizadores em segurança e a privacidade das suas informações/dados pessoais. No entanto, este processo significa que algumas versões dos sistemas operativos acabam por ficar pelo caminho.
Desde outubro que os requisitos aumentaram, passando a suportar o sistema operativo Android 5.0 ou superior, iOS 12 ou superior, assim com o KaiOS 2.5.0 ou superior, é apontado na página de suporte da aplicação.
A partir do dia 1 de março todos os equipamentos com sistemas operativos anteriores deixam de ser compatíveis com o WhatsApp. A data serviu ainda para a Meta adicionar uma nova funcionalidade da aplicação de mensagens, nomeadamente para cumprir as regras da DMA impostas pela União Europeia. Os utilizadores passam a poder ler e enviar mensagens para outras plataformas, sem sair do WhatsApp.
Relativamente aos equipamentos que deixam de ser compatíveis com o WhatsApp, segundo o MSN, encontram-se os seguintes modelos:
- Samsung Galaxy Core
- Samsung Galaxy Trend Lite
- Samsung Galaxy Ace 2
- Samsung Galaxy S3 mini
- Samsung Galaxy Trend II
- Samsung Galaxy X cover 2
- LG Optimus L3 II Dual
- LG Optimus L5 II
- LG Optimus F5
- LG Optimus L7II
- LG Optimus L5 Dual
- LG Optimus L7 Dual
- LG Optimus F3
- LG Optimus L3 II
- LG Optimus F3Q
- LG Optimus L2 II
- LG Optimus L4 II
- LG Optimus F6
- LG Enact
- LG Lucid 2
- LG Optimus F7
- Huawei Ascend Mate
- Huawei Ascend G740
- Huawei Ascend D2
- Sony Xperia M
- Lenovo A820
- ZTE V956
- UMI X2
- ZTE Grand S Flex
- ZTE Grand Memo
- iPhone 6S
- iPhone 6S Plus
A principal razão para descontinuar antigas versões dos smartphones diz respeito à segurança e possíveis vulnerabilidades de segurança, uma vez que os sistemas operativos deixaram de receber suporte técnico. A incompatibilidade com novas funcionalidades, assim como os requisitos mínimos de hardware também são apontados.