Mais de 100 mil usuários caíram num golpe, provocado por causa do recente anúncio de uma actualização que habilita chamadas de video no WhatsApp e trouxe espaço para uma nova onda de ataques maliciosos para usuários da plataforma iOS no aplicativo.
A Kaspersky, empresa de segurança no ramo de tecnologia de informação divulgou os ciberataques que os usuários de iPhones sofreram, já que a novidade por enquanto só está disponível para a versão do aplicativo no Android. Não cientes do facto que a novidade ainda não saiu para o sistema operacional iOS, usuários estão a acessar um link malicioso para activar o recurso.
Ao clicar no link, o usuário será solicitado a repassar a mensagem para seus contactos e após isso será direccionado para a instalação de softwares de origem duvidosa.
Além disso, o link pede dados da conta Apple do usuário, o que pode incluir a cobrança não-solicitada de valores mensais no cartão de crédito, caso ele tenha um ligado à sua conta. Segundo a Kaspersky Lab, mais de 100 mil pessoas já foram afectadas por este golpe. De acordo com a empresa de segurança, o conselho é não se deixar levar por estes avisos e esperar um anúncio oficial do WhatsApp sobre a chegada do recurso para seu aplicativo no iOS.
Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab Brasil, afirma que essa não é a primeira campanha maliciosa no WhatsApp que promete esse recurso, mas como agora o recurso está disponível para usuários do Android, cibercriminosos estão a aproveitar a novidade para enganar mais vítimas. O WhatsApp disponibilizará o recurso em todas as plataformas. Essa é uma forma dos criminosos, que exploram novos recursos e novidades de plataformas populares em seus golpes, afirmou a empresa de segurança.