Angola está em “peso” na edição de 2024 do Web Summit, a maior cimeira tecnológica que arrancou hoje(11) em Lisboa e termina em 14 de novembro, com a organização a informar que estarão mais de 70.000 participantes, um recorde de 3.000 empresas expositoras, 1.000 investidores e 2.000 representantes de imprensa.
Nesta edição, a delegação angolana é composta por startups e representantes do ecossistema de inovação, onde estiveram a manhã desta segunda-feira no Afropreneurs Showcase, um evento à margem do Web Summit Lisboa 2024.
Sob a liderança da ob a liderança do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceria com o IFC e a ASSED, a comitiva angolana é composta por 7 startups angolanas, nomeadamente, as startups ANDA, CYTO, SOCIA, 5 LINHAS, AROTEC, KUBINGA e ECO SELECTA.
Pelo que foi revelado a redacção da MenosFios pela a nota do INAPEM, o Afropreneurs Showcase foi realizado pela Djassi Africa, onde reuniu investidores, líderes empresariais e startups em um espaço de networking e troca de ideias, proporcionando uma oportunidade única para a delegação angolana captar novas oportunidades de investimento e parcerias.
Além do Afropreneurs Showcase, a agenda da delegação inclui uma série de side events que ampliam as oportunidades de networking e colaboram para fortalecer parcerias internacionais.
MAIS: [Web Summit 2024] Organização anuncia lotação máxima para o evento
A delegação angolana está programada para participar em eventos paralelos focados em temas como fintech, inteligência artificial, sustentabilidade e inclusão digital, áreas de grande interesse para o desenvolvimento do país. Estas participações estratégicas permitirão que as startups angolanas compreendam as melhores práticas globais e possam adaptar inovações para o contexto local, elevando a competitividade do ecossistema angolano.
A presença das startups angolanas no evento é no âmbito de uma parceria estabelecida pelo INAPEM com a organização deste certame, e cujo processo da participação angolana ao referido web summit teve o patrocínio da Corporação Financeira Internacional (IFC).
A participação angolana a este renomado evento é ainda associado a parceria com a Weav Capital, ao abrigo do qual, de Julho a Outubro deste 2024, o INAPEM realizou um programa imersivo de capacitação denominado “Investment Readiness”, concebido para preparar startups angolanas com elevado potencial que procuram obter capital de investimento, oferecendo suporte abrangente incluindo mentoria, formações especializadas e acesso a redes de investimento.