Web Summit 2023 revela os números: mais de 70 mil participantes de 153 países

1919

Depois da tempestade vem a bonança. O evento que prometia reunir a comunidade tecnológica mundial, o Web Summit 2023, a ocorrer em Lisboa esteve em risco quando o responsável pela organização teceu alguns comentários sobre o conflito entres Israel e Palestina/Hamas. Os comentários fizeram vários pesos pesados da tecnologia abandonarem o barco, ou seja, cancelarem a participação no evento faltando menos de 30 dias.

A expectativa dos demais participantes era saber como a organização iria reagir, há quem cogitasse até num eventual cancelamento do evento (o que era muito pouco provável).

O presente trouxe as respostas e hoje a organização do Web Summit 2023 partilhou os números dos inscritos para o evento: 70.236 participantes de 153 países. Pela lista oficial do evento, pelo menos 58 participantes são Angolanos.

Os participantes estarão durante 3 dias na Altice Arena, em Lisboa, para discutir e debater ideias para o futuro. Entre CEOs, startups, investidores, meios de comunicação social, decisores políticos e criativos estão agendadas 1.180 reuniões entre investidores e startups, 70 masterclasses, 17 rondas de concursos pitch, 25 eventos nocturnos e festas Night Summit nos bairros de Lisboa.

Para este ano a organização do Web Summit expandiu o espaço total do evento em cinco por cento, para aproximadamente 215 000 metros quadrados.

Abertura do evento

Como tem sido regra, o evento começa com a visão do CEO da Web Summit, nesse caso a nova CEO, Katherine Maher, recebeu as 11.000 pessoas na Altice Arena, na noite de abertura do evento no dia 13 de Novembro, focando nas coisas positivas que o evento trouxe durante os anos:

Ao longo da última década, à medida que a Web Summit foi crescendo, reunimos dezenas de milhares de pessoas que utilizaram esta semana em Lisboa como um trampolim para fazer coisas notáveis – lançar empresas, encontrar investidores, revelar projectos, promover uma visão do mundo que vale a pena debater. Como novo líder desta organização com uma equipa incrivelmente empenhada e como defensor de longa data da tecnologia como força motriz para o bem da humanidade e da sociedade, a Web Summit continuará a ser o local mais importante para reunir e ligar pessoas e promover conversas críticas sobre tecnologia, sociedade e inovação“.

Recorde de Startups participantes

Um número recorde de 2608 startups de 93 países irá apresentar as suas inovações e as empresas do futuro durante os próximos três dias. Estas promissoras empresas em fase de arranque foram seleccionadas entre milhares de candidatos e representam mais de 30 sectores diferentes. A representar Angola estão as Startups Toque Media e a BaikaPay Investimentos.

Aumento do número de Mulheres inscritas

Outra estatística interessante este ano é o evento contar com 43% participantes mulheres, 38% dos oradores são mulheres – a maior
percentagem de oradores mulheres de sempre. As mulheres fundadoras constituem quase um terço de todos os fundadores de startups presentes no Web Summit.

Meios de comunicação presentes

806 oradores de 50 países irão discursar na Web Summit ao longo do evento e 2129 meios de comunicação social de 69 países também estarão presentes, o MenosFios está a representar Angola neste quesito.

O evento arrancou no dia 13 de Novembro e tem conclusão prevista para 13 de Novembro de 2023, a organização tem mais uma vez a missão de provar que o Web Summit é um dos eventos mais aclamados pela comunidade tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui