A Web Summit é uma cimeira utilizada por muitas empresas para testar os seus planos de expansão. A interação com parceiros e até competidores, tem se provado eficiente durante o evento.
As companhias angolanas estão cada vez mais atentas e foi assim que surgiu um encontro entre os estudantes Africanos e professores da Universidade Nova de Lisboa e a Unitel, a maior operadora de telefonia móvel de Angola. O evento foi promovido pela equipe do Nguzu Project, liderado por Tiago Cardoso.
Segundo Juelson Bartolomeu, responsável pelo Departamento de Inovação na Unitel:
“Pelo Unitel Apps passaram cerca de 415 aplicações, desde a primeira edição até edição de 2019“
A Unitel tem vários projectos de responsabilidade social e tem apoiado o ecossistema de empreendedorismo em Angola, algo que pretende expandir para outros países da CPLP.
Como exemplo de sucesso, a Unitel apresentou o Kubinga, o vencedor do concurso Unitel Apps 2019.
Emerson Paim teve a chance de partilhar com todos os presentes, as maiores dificuldades que a Kubinga teve de enfrentar para se afirmar no mercado angolano e contou como tem resolvido alguns desses problemas.
O evento contou ainda com um painel de debate, com os convidados abaixo:
- Adrian Vinuales – Jobartis (Angola)
- Amélia Armando – Sheshe (Angola)
- Tiago Cardoso – Nguzu Project (Portugal)
- Saulo Montrond – GreenStudio (Cabo Verde)
- Diana Sales – DSBio (Brasil)
Os oradores tiveram a chance de partilhar com a audiência a razão da criação dos seus projectos, assim como mostrar as maiores dificuldades enfrentadas.