Menos Fios

Vulnerabilidades das redes corporativas que devem ser evitadas

As redes sofrem com falha de hardware, erro de administrador, bugs no software e problemas com energia e aquecimento. Mas a segurança se tornou a principal preocupação. Hacking agora é uma profissão de alta renda, com os hackers a obterem acesso a informações valiosas, como informações pessoais e dados corporativos ou governamentais confidenciais.

Listamos abaixo, um resumo de algumas vulnerabilidades de rede comuns que as equipas de rede corporativa devem monitorar activamente e os métodos que podem usar para prevenir ataques.

O termo malware abrange vários tipos de ataque. Phishing e Spear Phishing agora são métodos comuns usados ​​para capturar IDs de login e senhas.

Por exemplo, em ataques de Phishing, os usuários abrem o que parece ser um e-mail legítimo, mas o malware insere um código que aparentemente faz com que as contas do usuário sejam desconectadas. Quando os usuários se conectam novamente, o malware captura as teclas digitadas.

O Spear Phishing é particularmente perigoso, pois o ataque geralmente se concentra em um alvo específico e parece vir de uma fonte confiável, como um colega de trabalho. A mídia social geralmente tem segurança fraca, permite que os hackers encontrem os nomes dos associados mencionados em uma postagem e os usem em um ataque.

A autenticação de dois factores oferece proteção extra para os usuários efetuarem login não só apenas com um ID de usuário e senha.

Quando os usuários tentam fazer o login, o site envia uma mensagem de texto ou e-mail com um código que deve ser inserido para fazer o login. Esse processo ajuda a evitar que hackers entrem no site.

Os ataques de Ransomware se tornaram mais dominantes. Nesse tipo de ataque, basicamente os hackers invadem uma infraestrutura de TI (servidores e computadores) e impedem o acesso de usuários legítimos.

Os hackers então exigem uma alta taxa para reactivar o uso do site, frequentemente, a única opção para a organização vítima é pagar o invasor.

É possível evitar esses ataques, no entanto. Uma maneira é manter backups frequentes que permitem aos administradores restaurar o sistema com dados que estão atualizados a partir do backup anterior.

Às vezes, um backup diário é suficiente, enquanto outras instâncias exigem backup contínuo. Em qualquer caso, é importante escolher um produto de proteção com proteção contra Ransomware e mantê-lo actualizado.

Ataques de negação de serviço ou negação de serviço distribuída (DDoS) inundam um site com tantos pacotes de entrada que ele se torna inacessível para usuários legítimos. A forma distribuída usa vários sistemas para criar um fluxo maior de pacotes do que um único sistema poderia gerar.

A proteção DDoS está disponível a partir de provedores de serviços, com a capacidade de filtrar pacotes de ataque, ou de um dos produtos de proteção DDoS disponíveis.

O uso crescente de dispositivos IoT também pode ser problemático para redes. Em um caso, câmeras de vigilância doméstica foram a fonte de um grande ataque. O hacker inseriu código em diversas câmeras mal protegidas, direcionando-as para transmitir pacotes e atacar uma empresa específica.

As equipes podem implementar políticas de segurança e segmentação especificamente para dispositivos IoT, além de monitoramento e visibilidade de rede adequados.

Os administradores de rede devem estar proativamente preparados para tomar as medidas adequadas contra vulnerabilidades comuns de rede.

Isso significa que eles devem se manter a par de novos tipos de ataque, manter as melhores práticas – como alterar as senhas regularmente – e acompanhar as actualizações de software.

Os ataques não podem ser completamente eliminados e os hackers criarão continuamente métodos para se infiltrar nos sistemas. Mas esses métodos sugeridos podem ajudar a reduzir muito a possibilidade de ataques bem-sucedidos.

Exit mobile version