A Vodafone realizou nesta quarta-feira (05), os primeiros testes de 5G em Portugal, antecipando aquela que será a rede móvel do futuro. A demonstração foi feita em parceria com a Ericsson e tendo sido atingidas velocidades de 20Gbps sem recurso a ligação por cabo.
Os testes realizaram-se em ambiente controlado na Vodafone Portugal e incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps).
A par disso, foi utilizada a tecnologia de “beam tracking” e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo.
Apontada como a tecnologia que irá revolucionar o futuro das telecomunicações, além de conectar pessoas, acredita-se que será o 5G a potenciar a comunicação entre máquinas.
Na prática, isto significa que com rede móvel 5G conseguirá fazer streaming de vídeo em 4K sem qualquer interrupção, desfrutando do formato tal como foi pretendido.