Vice-campeões mundiais de robótica beneficiam de bolsas de estudo

3038

Os jovens angolanos que terminaram em segundo lugar (medalha de prata) na edição de 2023 do campeonato mundial de robótica para estudantes (menores de 18 anos), chamado FIRST GLOBAL, que decorreu de 6 a 11 de outubro em Singapura, vão beneficiar de bolsas de estudo, no Centro de Formação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (CFITEL).

A informação foi dada num encontro com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que parabenizou os rapazes pelo feito.

Os estudantes, destacou o dirigente, foram formados pela startup angolana de robótica e tecnologia Arotec, uma startup angolana do sector de Robótica e Tecnologia.

Eles competiram com grandes potências mundiais e prova disso é o resultado, numa competição com 191 países”, referiu.

A Arotec, acrescentou o ministro, é um parceiro do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social em feiras e na realização de algumas atividades.

É uma das startups que apoia a juventude na área da ciência robótica”.

Os cinco representantes angolanos ao concurso, realçou, são, igualmente, doravante, os “embaixadores” do Programa Espacial Nacional  vão trabalhar em conjunto com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), para contribuírem mais no programa do satélite e na ciência espacial.

Estou confiante que os cinco jovens, com certeza, vão dar um grande contributo no Programa Espacial Nacional, ao lado de outros quadros nacionais”, avançou.

Mário Oliveira reconheceu que a juventude angolana mostra um imenso potencial, em especial na área das novas tecnologias.

Os vencedores representam um exemplo do que esperamos e ser uma lanterna para todos os interessados em abraçar o ramo da programação e da ciência robótica”.

A competição internacional intitulada FIRST GLOBAL CHALLENGE teve a participação de 192 países a competirem num evento com mais de 1000 estudantes de mundo inteiro. Este ano a competição visou a construção de robôs para ensino e para cumprirem as tarefas do tema Hydrogens Horizons (horizontes de hidrogênio) que visa incentivar a inovação e soluções e para energia limpas e renováveis.

FIRST GLOBAL é um desafio em estilo de competição olímpica que acontece todos os anos em países diferentes em que 190 equipas constroem e programam um robô, que realiza diferentes tarefas de acordo com o tema baseado nos grandes desafios de engenharias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui