Muitas pessoas têm o sonho de ir para a lua, sentir o que os só os astronautas conseguem explicar actualmente. Infelizmente essas viagens não estão ao alcance de todos, a não ser que tenha 70 milhões de USD para gastar nas férias.
Mas as agências espaciais como a NASA (agência espacial norte americana) estão cada vez mais interessadas em apoiar os voos espaciais comerciais. Actualmente a maior parte dos voos espaciais são de exploração, ciência pura. A boa noticia é que três empresas americanas estão num estágio avançado para conseguir a certificação dos “táxis espaciais”. Assim deixará de haver dependência da nave Russa, a Soyuz, que é a única a fazer os voos tripulados para a Estação Espacial Internacional (ISS).
As 3 empresas envolvidas no processo dos “taxis espaciais” são: Boeing e Sierra Nevada Corporation e a Space X. A última foi destaque nos principais órgãos de informação por causa do lançamento da “Dragon V2”, uma nave capaz de transportar sete pessoas em um único voo, algo inédito.
A NASA espera que até 2017 os testes desses taxis espaciais sejam feitos e após isso será muito mais fácil conseguir uma “boleia” para o espaço, ou seja, para a estação espacial internacional (IIS). Os EUA têm apostado mais no programa espacial desde o início da tensão com a Rússia, uma vez que foram impostas algumas sanções à Russia e o primeiro ministro Russo foi peremptório em dizer
… as sanções contra a Rússia terão um efeito boomerang no programa espacial norte americano… talvez a NASA devesse transportar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional usando um trampolim.
Depois dessas palavras, a solução era acelerar os projectos dos “taxis espaciais”. E aí está o resultado.
[Fonte]: Universe Today