Menos Fios

Vendedores do Mercado dos Kwanzas sensibilizados sobre pagamentos automáticos

Mais de duzentos vendedores do Mercado dos Kwanzas, no município do Cazenga (Luanda), foram sensibilizados sobre pagamentos automáticos e de identificação de informações falsas.

A campanha se enquadra no programa Cidadão Digital, a Empresa Gestora de Multicaixas (EMIS), que tem como objectivo a utilização segura dos canais digitais e a implementação da segurança financeira digital, bem como dar a conhecer as “melhores práticas” de utilização e formas de se evitar as ameaças financeiras dos utilizadores nas plataformas digitais.

Segundo a líder do Projeto Cidadão Digital, Vilma Pedro, informou que essa sensibilização tem o objetivo de tornar o cidadão mais esclarecido, para não cair em sistemas de burlas e fraudes.

MAIS: EMIS lança projeto para impulsionar a segurança financeira digital

Disse que muitos cidadãos recebem telefonemas e mensagens de supostos burladores e, por este motivo, estão a educar os utilizadores de pagamentos automáticos, para não responderem a essas tentativas e que o código de cada um deve ser sempre protegido.

Realça existirem muitas pessoas a oferecerem prémios e outros produtos aliciadores a determinados cidadãos, mesmo sem adesão a qualquer jogo.

Já José Luamba, administrador do referido mercado, sublinhou que a campanha como uma mais-valia, uma vez que muitos não sabiam como usar os seus cartões de débito e os aparelhos de pagamento.

Desde o início do Projeto “Cidadão Digital”, em novembro de 2022, já foram sensibilizados perto de 30 mil cidadãos em Luanda.

Exit mobile version