Estamos na era dos dispositivos móveis. Smartphones e tablets são os preferidos dos consumidores, apenas as empresas continuam a dar um suporte ao mercado tradicional de PCs.
Mas no segundo trimestre de 2014, a tendência de crescimento caiu em relação ao primeiro trimestre do ano (um percentual de 1,5%). Segundo a empresa responsável pelo estudo, a IDC, essa queda pode ser atribuída à lenta adopção dos tablets no ambiente corporativo. Outro factor que influenciou para essa estatística foram as vendas de iPads, que caíram 9% no segundo trimestre, em relação ao primeiro trimestre.
A previsão é que o mercado dos tablets se recupere a bom ritmo, impulsionado pelo acordo entre a Apple e a IBM, para a venda de iPhones e iPads para grandes empresas.
Android em alta
Boas notícias para as empresas que apostaram no Android: a Lenovo vendeu 64,7% mais unidades que no segundo trimestre de 2013. A Asus, mais 13% e outros pequenos fabricantes Android conseguiram uma produção vendas 33,4% superiores.
Quem comanda a lista das empresas que mais tablets vendem?
- 1º Lugar: Apple com 33%
- 2º Lugar: Samsung com 18,8%
- 3º Lugar: Asus com 4,5%),
- 4º Lugar: Acer com 3,4%
- 5º Lugar: Lenovo com 3,3%
Ao que tudo indica, os tablets continuarão a com a ascensão, visto que de 2013 para 2014 o crescimento do mercado dos tablets foi de 11%.
Veja o gráfico interactivo: