Recentemente apresentamos os dados “tecnológicos” do último Censo que mostravam o número de Angolanos que tinham acesso à Internet em Angola. Nesse artigo notamos que 10,2% dos angolanos tinha acesso a internet, o que quer dizer que em cada 10 angolanos, 1 tem acesso à internet. Com estes dados oficiais, decidimos analisar onde se encontra Angola comparativamente aos outros países.
Comparativamente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que é uma organização internacional formada por países lusófonos, Angola está bastante aquém do desejado.
Os dados acima são disponibilizados pelo site do Banco Mundial e Angola, comparativamente aos dados do Censo, evoluiu 2,2%, saindo de 10,2% em 2014 para 12.4% em 2015. Abaixo, e detalhe, podemos verificar o número de utilizadores de internet como percentagem da população para o final de 2015 do gráfico acima:
- Guiné-Bissau – 3.54%
- Moçambique – 9%
- Angola – 12.4%
- Timor Leste – 13.4%
- Guiné Equatorial – 21.32%
- São Tomé e Príncipe – 25.82%
- Cabo Verde – 43.02%
- Brasil – 59.08%
- Portugal – 68.63%
Os dados acima demonstram claramente que Angola ainda tem um longo percurso a percorrer para estar ao nível de outros países africanos como Guiné Equatorial e São Tomé para não compararmos com Cabo Verde que quase metade da sua população tem acesso a internet.
A questão que fica no ar com estes dados é, o que Angola precisa de fazer (governo, empresas e particulares) para melhorar este indicador?
Deixe o seu comentário abaixo.