Menos Fios

Utilizadores dos domínios .co.ao e .it.ao têm até final de Agosto para regularizar serviço

Todas as empreas que utlizam os domínios .co.ao e .it.ao através de revendeodres não licenciados devem fiabilizar a titularidade desses domínios até ao dia 31 de Agosto ou então vão ser desactivados, informou o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI).

Essa decisão é referente a primeira grande actualização dos sistemas “core systems”, algo que não acontecia já a 20 anos e onde gerou várias interrupções aos utilizadores que não tinham os seus dados actualizados e autorizados, justificando a queda de muitos sites que operam com os domínios .co.ao e .it.ao.

Em nota oficial, o INFOSI diz que todos os fornecedores já foram informados sobre o processo de migração dos domínios e têm de passar a mensagem aos sues clientes para fazerem a migração de forma gratuita.

Pelo que foi revelado, essa migração tem como objectivo melhorar o serviço, garantir a segurança, a integridade e o controle do espaço de nomes de domínios do País, uma vez que muitas instituições angolanas têm os seus domínios registados lá fora e muitos por fornecedores que já não têm licença.

MAIS: Governo assume gestão completa do domínio “.ao”

Entretando, para proteger os interesses dos detentores de domínios que anteriormente geriam os seus activos através das lojas já descontinuadas, e para garantir a continuidade dos serviços desses domínios, o INFOSI teve de intervir para manter activos milhares de domínios .co.ao e .it.ao cuja data de expiração e titularidade não foi partilhada. Assim, para facilitar a recuperação dos activos pelos seus legítimos titulares, a página oficial DNS.ao disponibilizou um formulário de recuperação de domínios .co.ao e .it.ao, que deve ser preenchido até 31 de Agosto.

Com esta acção de normalização, a zona dos domínios .ao cumpre hoje o mais elevado padrão internacional de seguranºa e conformidade com os requisitos de partilha de dados internacionais e com a legislação angolana em vigor“, disse o director do INFOSI, André Pedro.

Exit mobile version