USAID e Africell lançam projeto para apoiar o desenvolvimento de sistema de pagamentos digitais

1699

Com o objetivo de promover o dinheiro digital em Angola, a operadora de telefonia móvel Africell e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), lançaram no princípio desta semana o projeto “Dinheiro digital é melhor”, num investimento aproximado de 10 milhões de dólares.

Segundo o que foi revelado no lançamento do serviço inovador, o “Dinheiro digital é melhor” visa realçar a importância do dinheiro digital, nomeadamente no que diz respeito ao envio e à receção monetária.

O projeto vai ainda focar-se na melhoria e na expansão da utilização de aplicações de dinheiro móvel e no apoio ao Governo de Angola para aumentar a inclusão financeira, contando com um financiamento de quase cinco milhões de dólares da USAID e outro tanto da Africell.

MAIS: EMIS. Kwik vai marcar o futuro dos pagamentos de retalho em Angola

Nos últimos tempos o dinheiro virtual é uma ferramenta comprovada para a capacitação financeira, mas os seus benefícios são muito pouco explorados em Angola, em comparação com o resto de África. Através do projeto “Dinheiro Digital é Melhor”, o Governo dos EUA, através da USAID – US Agency for International Development irá apoiar o desenvolvimento de um sistema de pagamentos digitais que beneficie o povo angolano, permitindo-lhe efetuar e receber pagamentos na ponta dos dedos. O projeto irá também promover a inclusão e a literacia financeira, com enfoque no benefício das mulheres e pequenas empresas.

O Dinheiro Digital é Melhor da USAID é um investimento de quase 5 milhões de dólares em infraestruturas de rede móvel, e faz parte do compromisso do Presidente Biden na Cimeira do G7 de 2023 de apoiar o desenvolvimento do Corredor do Lobito através da Parceria para infraestruturas e Investimentos Globais #PGII, e o compromisso do Governo dos EUA de apoiar o desenvolvimento económico e a criação de empregos em Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui