A Unitel investiu mais de 700 milhões de dólares em infraestrutura nos últimos quatro anos, o que representa “o maior investimento dos últimos dez anos” nesta aérea, segundo o diretor-geral da Unitel, Miguel Geraldes.
Falando à margem da “V Conferência sobre Transformação Digital: Telecomunicações, Digitalização e Inclusão Financeira”, o responsável informar que “a Unitel tem um investimento em infraestrutura, elevadíssimo, nomeadamente sobre a fibra ótica nacional, estamos a falar de valores de vários bilhões de dólares”, explicou.
Nesta mesma senda, Gonçalo Farias administrador da Africell revelou que a partilha de infraestrutura entre a Africell e a Unitel não se realizou.
Por sua vez, Miguel Geraldes, CEO da Unitel, argumentou que a partilha não foi possível porque Africell é também o seu cliente. “Nós prestamos circuitos à Africell nas zonas fora de luanda“, afirmou.
MAIS: Unitel vai fornecer conexão de internet aos operadores de telecomunicações dos países vizinhos
Entretanto, o CEO da Unitel, empresa com a maior rede de infraestruturas do país, diz que Angola está nas melhores posições do continente ao nível de infraestruturas de telecomunicações.
“Conheço várias fibras nacionais na região e vários países, apenas nos comparamos com a África do Sul, e neste momento já há comparações com o Quénia. Alem destes, não há outro país onde tenha um nível nacional de fibra óptica nacional como temos em Angola“, afirmou.
Assim, considera que o país tem um nível de infraestruturas “concorrencial e bastante maduro”, o que obriga fazer planeamentos de longo prazo.