Já são conhecidas as startups finalistas da edição de 2023 do UNITEL GO Challenge, concurso inovador da operadora de telefonia móvel UNITEL e que pretende identificar as melhores startups de negócios digitais do País, assim como potenciar o Ecossistema Digital de Angola.
Confira abaixo as startups selecionadas para a final que acontecerá nos próximos dias, e onde o vencedor ganhará 4 milhões de kwanzas em investimentos.
De informar que as candidaturas estiveram abertas a todos os empreendedores e desenvolvedores de Angola assim como angolanos residentes na diáspora, com a possibilidade ao concorrente de apresentar o seu projeto de forma individual ou em grupo de até 5 elementos, sendo obrigatória a submissão de um protótipo funcional (ex. Aplicação móvel, Website ou outra Tecnologia Digital).
O UNITEL GO Challenge pretende ser um concurso de Negócios Digitais, pelo facto de 70% do critério de avaliação estar ligado à gestão empresarial, como a operacionalização do negócio e à constituição de equipas, com viabilidade económica.
O UNITEL Go Challenge tem a premissa de que “qualquer programador pode desenvolver um Front Office, mas apenas uma Startup robusta consegue desenvolver um negócio sustentável”.
Na edição de 2022, a Narisrec foi a grande vencedora da 3° edição do concurso digital, startup que consiste numa plataforma online “e-waste” de gestão e comercialização de resíduos eletrónicos, onde já está certificada pela Agência Nacional de Resíduos (ANR), entidade afeto ao Ministério do Ambiente, estando disponível para exercer a sua atividade de recolha seletiva, tratamento e comercialização de resíduos elétricos e eletrónicos com transparência, qualidade e profissionalismo e tendo com base os procedimentos de impacto ambiental.