A Unitel ontem(09) a aterragem do Cabo Submarino Norte, que vai interligar por fibra óptica a província de Cabinda à malha nacional da UNITEL ao serviço de todo o ecossistema de telecomunicações no país.
Para o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, Mário Oliveira, o Cabo Submarino Norte é “muito importante para Angola porque vai permitir que continuemos a caminhar no sentido da modernização tecnológica” , em Cabinda e noutros segmentos do país.
MAIS: INAPEM e UNITEL reforçam parceria para apoiar às incubadoras nacionais
O projeto UNITEL North Submarine Cable (UNSC) é uma rede planeada de cabos submarinos de fibra óptica, que liga as Províncias de Cabinda e Zaire, através de duas rotas distintas e vai permitir o fornecimento de serviços de telecomunicações móveis ou fixas de alto débito, melhorar o acesso à Internet bem como aos serviços de comunicações empresariais domésticas e internacionais.
O sistema está desenhado para fornecer serviços a outros operadores de telecomunicações, operadores de serviços de acesso à Internet, sistemas de segurança nacionais e governamentais, sistemas militares e outros. Incluirá também, a possibilidade de fornecimento de serviços de fibra óptica de capacidade elevada a diversas plataformas petrolíferas.