As privatizações da Unitel e da TV Cabo, através da venda de acções em bolsa, deve avançar até ao fim do primeiro semestre de 2025, revelou o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.
O responsável que falava aos jornalistas em Luanda, após a admissão das negociações da Bolsa de Dívida e Valores (Bodiva), qua alienou 30 por cento do seu capital, afirmou que o sucesso desta operação indica que as próximas deverão ser também positivas.
“Estamos a falar de empresas puramente do sector privado, que acreditem no mercado como uma forma de financiar os seus projectos, e que possam, efectivamente, obter o capital necessário para continuar a operar e a prosperar na nossa economia“, disse.
Sobre a UNITEL, o Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE) anunciou, no final de 2022, o início do processo de reprivatização da UNITEL em mercado concorrencial, com várias reuniões já feitas do grupo de trabalho.
De informar que muito recentemente o IGAPE esclareceu que a Unitel, S.A é a maior empresa de telecomunicações móveis de Angola, revestindo-se de excecional interesse público para o estado, dada a posição estratégica do sector, o conhecimento técnico agregado, o perfil tecnológico moderno e a sua referência na empregabilidade nacional.
“Por estes factos, importa referir que todas as medidas estão a ser acauteladas no sentido de salvaguardar o bom funcionamento do referido ativo e garantir a continuidade e a salvaguarda do bem comum”, assegura a IGAPE.
Quanto a TV CABO, Patrício Vilar, presidente do IGAPE, em entrevista a Rádio Nacional de Angola adiantou que “faltam apenas mais três empresas para termos um índice bolsista, está a sair já a TV Cabo, que será privatizada em bolsa. Nesse momento ainda estamos a negociar o preço de referência”, destacando que a empresa é uma marca pioneira na distribuição de dados e conteúdos por cabo no continente africano, onde tem em Angola igual participação de capital da Angola Telecom e do Grupo Visabeira, reconhecidos especialistas na área das telecomunicações.