A União Europeia (UE) vai premiar os melhores trabalhos de licenciatura e de pós-graduação em instituições de ensino superior em Angola, programa que se enquadra no acto de promover e dar a conhecer aos jovens angolanos as políticas públicas europeias com o objectivo de reforçar a cooperação no país.
Denominado Diálogos UE-Angola, esse prémio visa apoiar a excelência na investigação académica e criar oportunidades de progressão a estudantes e docentes do ensino superior em Angola, bem como incentivar os estudantes a conhecer mais sobre a UE, as suas normas, práticas ou políticas, incluindo em perspectiva comparada com o País e com África.
Esse reconhecimento da UE também vem para estimular o interesse das instituições de ensino superior de Angola na dinamização dos estudos europeus e cooperação com instituições europeias.
Os candidatos ao prémio devem ter idade igual ou superior a 35 anos, estar inscritos num curso de mestrado ou doutoramento de uma instituição de ensino superior de Angola, tenham concluído o primeiro ano curricular, possuam um plano de pesquisa aprovado pela sua instituição de ensino e um orientador com vínculo a uma instituição nacional de ensino superior.
“Todos os temas dos trabalhos são elegíveis, desde que contemplem uma abordagem a práticas, normas ou políticas da UE. Os trabalhos devem ser individuais, originais, redigidos em português, podendo ser aproveitadas as pesquisas feitas no âmbito do curso do aluno, incluindo as suas monografias e trabalhos finais“, informa a nota da organização.
MAIS: União Europeia disponível para ajudar Angola na transição das energias renováveis
Quem pode candidatar-se?
- Estudantes até aos 45 anos
- Inscritos num curso de Ensino Superior
- Com orientador identificado
Trabalho académico
- Em todas as áreas do saber
- Têm de contemplar práticas, normas ou políticas da União Europeia
- Artigo até 10 mil palavras, 8-10 páginas
- Trabalhos individuais
- Originais (não publicados)
- Em língua portuguesa
O Prémio Académico Diálogos UE-Angola 2022 vai atribuir até 10 Prémios e 20 Menções Honrosas. Os Prémios serão atribuídos aos autores e seus orientadores e incluem a publicação e apresentação dos artigos na Conferência de encerramento do Prémio e uma viagem a Bruxelas para contacto com instituições de ensino superior e de investigação.
O prazo de candidaturas termina no dia 28 de Outubro de 2022. A candidatura deve ser dirigida ao Júri de Selecção do Prémio Académico Diálogos UE-Angola 2022 e entregue em suporte digital, via correio electrónico, para [email protected].
Para mais informação, consulte as Normas e Estrutura dos Trabalhos Académicos e o Regulamento do Prémio Académico Diálogos UE-Angola 2022
Documentos de Candidatura:
Minuta da Declaração da Instituição de Ensino
Declaração sobre a Propriedade Intelectual