Menos Fios

União Europeia decide acabar com cobrança de roaming

Os Estados Membros da União Europeia (UE), firmaram um acordo nesta quarta-feira para acabar com a cobrança de roaming dentro do território da união a partir de Junho.

Já há muito que era aguardado o fim das tarifas de roaming na UE. Um processo que reuniu organismos ligados à política e também as variadas operadoras do Velho Continente. As sobretaxas aplicadas aos clientes pelas operadoras pela utilização do telemóvel noutro país da UE para fazer chamadas, enviar SMS ou aceder à Internet serão abolidas.

Assim, com base no acordo alcançado, as operadoras não podem cobrar a outras operadoras pela utilização das suas redes por parte dos seus clientes quando viajem para outros países.

A partir de 15 de Junho, as tarifas de roaming acabam, mas a Comissão Europeia garante, desde já, conduzir uma revisão ao mercado grossista até final de 2019. O mesmo órgão definiu o valor máximo em quatro cêntimos por chamada telefónica, um cêntimo por cada mensagem de texto SMS e 0,085 cêntimos por cada megabyte de comunicação de dados.

Com o fim do roaming, a expectativa é que o uso dos pacotes de dados dispare, já que os consumidores não vão precisar recorrer às redes wi-fi para navegar de maneira mais acessível.

Andrus Ansip, o comissário responsável pelo Mercado Único Digital, afirmou que: “A partir de 15 de junho, os europeus poderão viajar na UE sem a cobrança de roaming”. Salientou ainda que o acordo vai garantir com que as operadoras possam continuar a competir com as ofertas mais atractivas em seus mercados nacionais.

Desde 2007, os preços do roaming dentro dos 28 países-membros da UE caíram 90%. Em 2015, o bloco encerrou a cobrança do serviço para as pessoas que viajavam periodicamente dentro da região.

Exit mobile version