Há milhões no mundo (inclusive em Angola) que não podem simplesmente pegar na roupa suja e colocar numa máquina de lavar roupa.
Usam tanques, lavam à beira dos rios, baldes, bacias, etc. Este processo consume muito tempo, danifica a roupa, dificulta o processo para a secagem da mesma. Sem falar nos problemas de saúde derivados das acções.
Uma invenção de Ji A You e Alex Cabunoc pode mudar esse cenário, e por apenas o equivalente a $40 USD chamada de GiraDora.
O Desenho da GiraDora faz lembrar um tambor, mas no seu interior tem um balde e um “agitador”, basta simplesmente colocar a roupa, o sabão em pó apropriado e água. Depois enquanto sentado o utilizador usa o pé para fazer girar o mecanismo.
Não somente poupa-se na energia eléctrica, como quem estiver a usar pode estar a fazer exercício para as pernas.
A Giradora, permite reduzir o tempo gasto nas lavagens à mão bem como no processo de secar, pois também pode ser usada para enxugar a roupa.
A máquina de lavar e secar (enxugar) GiraDora tem um custo de 40 Doláres Norte-Americanos, mas ainda assim pode ser muito caro para muitas famílias. Como solução estas famílias podem obter o retorno do investimento lavando roupa de vizinhos, amigos e familiares.
Agora, a equipe por trás do projecto está a testar o GiraDora em muitos países desfavorecidos da América do Sul. Eles irão, em seguida, continuar a testar a máquina na Índia. A equipe definiu um objectivo de colocar a GiraDora um milhão de casas.
___________________________________________________________________
Artigo escrito por Cláudio Gonçalves, originalmente publicado no “Luandando” e republicado aqui com a autorização do autor.