Um relatório levado a cabo pela Boston Consulting Group (BCG) indica que uma em cada três pessoas acredita que o seu emprego será eliminado pela introdução de Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho.
O relatório, com o título ‘AI at Work: What People Are Saying’, teve como ponto de partida um inquérito realizado a 12.800 inquiridos em 18 países, tanto a trabalhadores como líderes e empresas. Serve notar que, enquanto 62% dos líderes e empresas se diz otimista com a tecnologia de IA, entre os trabalhadores apenas 42% espelha este sentimento.
MAIS: Huawei vai focar-se em inteligência artificial
Para lidar com a entrada ‘em cena’ de IA, 86% dos trabalhadores diz que precisará de formação para aperfeiçoar as suas competências. Entre os trabalhadores, 14% diz já ter recebido a formação necessária para atualizar as respetivas competições, enquanto 44% dos líderes diz já estar preparado para a chegada da IA.
O relatório nota também que 71% dos participantes acredita que a IA terá recompensas, mas, para que esta tecnologia seja implementada, 79% diz que é necessário promulgar regulamentações específicas.