O Twitter encontra-se a testar uma nova funcionalidade para a plataforma, que vai permitir aos utilizadores criarem publicações coletivas. Isto é, os utilizadores vão ter a possibilidade de criar um tweet em colaboração entre diferentes utilizadores da plataforma.
Alguns utilizadores selecionados devem começar a receber a mesma durante as próximas semanas, sendo que a ativação é feita sobre o próprio Twitter. De momento a mesma aparece focada para os utilizadores das apps móveis em Android e iOS.
Este sistema pode ser usado para colocar como co-autor tanto outros perfis pessoais como de marcas e empresas. Uma das possíveis funções do mesmo será para identificar marcas na criação de conteúdo patrocinado por criadores de conteúdos.
Obviamente, a publicação necessita de ser aceite por ambas as partes para ser publicada, e as duas contas necessitam também de se encontra publicamente acessíveis – não será possível usar o sistema com contas limitadas.
ℹ️ You can only invite people who have a public account and who follow you back. pic.twitter.com/rdYODJpjsd
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) March 29, 2022
O recurso também faria parte de um grande trabalho que vem sendo feito pelo Twitter, em prol de melhorias na usabilidade. Entre as mudanças que estão a ser testadas pela companhia estão cores que diferenciem usuários que participam de uma thread e o uso do algoritmo para organizar as respostas que sejam mais relevantes a um tópico. Tudo para, segundo a companhia, aumentar o nível das conversas na rede social e evitar, novamente, as citadas fraudes.
As threads se tornaram um recurso bastante usado pelos usuários do Twitter para trazer mais informação sobre assuntos ou levar a discussão adiante a partir de diversas publicações em sequências. Elas se aproveitam de um recurso não tão recente assim, que permite aos usuários adicionarem novas mensagens às publicações originais, e inclusive deram origem a uma brincadeira recente entre os brasileiros, na qual cada curtida motivava a publicação de uma curiosidade sobre um assunto de preferência do criador.