Com a nova função, o Twitter tenta diminuir o tempo que os usuários gastam para publicar imagens na plataforma. Actualmente, é necessário clicar na caixa destinada a digitar um tuíte, escolher o botão de câmara, encontrar e definir o vídeo ou e imagem e só então enviar a publicação.
O projecto inicial está a ser testado na sede da empresa, em São Francisco, nos Estados Unidos. O design não está finalizado, o que pode indicar que o lançamento da ferramenta ainda deve demorar. Ainda não se sabe, porém, se a ferramenta terá usabilidade inspirada no Snapchat ou se as imagens publicadas também serão efêmeras, como acontece na rede social criada por Evan Spiegel.
Nos últimos anos o Twitter tenta ressurgir no cenário tomado por redes sociais do Facebook. Desde 2015 a empresa tem apostado em mudanças na linha do tempo, notificações e melhorias na interface para facilitar a navegação no site.
Os recursos criados no Snapchat e copiados por seus concorrentes se tornaram sucesso nas outras redes sociais. É o caso do Instagram Stories, cujo número de usuários ultrapassa o do Snap.