A espera acabou, os rumores passaram e tudo que temos agora são informações oficiais sobre o novo smartphone topo de gama da companhia Sul Coreana, Samsung. O evento teve lugar em New York, as 00h00 de Angola, sabemos que muita gente não teve a chance de assistir ao “show” de lançamento, mas poderá sempre rever neste artigo aqui.
Vamos ao que interessa, o que há no Samsung Galaxy S4?
Os rumores estavam certos, até parece que a própria companhia quis que isso acontecesse, mas isso não passa de uma teoria de conspiração.
Ecrã
Confirmam-se as 5 polegadas com resolução de 1080p, Tecnologia Full HD Super AMOLED, que segundo a Samsung, é a primeira do mundo. Com a impressionante definição de 441 pixels por polegada e não podia faltar a novidade na protecção, com o anúncio da inserção da tecnologia Gorilla Glass 3.
Espessura e peso
O Galaxy s4 tem menor espessura do que o seu antecessor, o S III, passando agora a ter para 7,9 milímetros. A largura saiu de 70,9 mm (no SIII) para 69,8 mm no S4. É garantido que esse smartphone será leve, com apenas 130 gramas de peso.
Processador
Aqui aparece a surpresa, teremos duas versões no mercado, dependendo do país. Ainda não se sabe que versão será oficializada para Angola.
- Qualcomm Snapdragon quad-core de 1,9 GHz – Este foi o processador revelado em quase todos os rumores, que conta com “apenas” quatro núcleos, suficientes para executarem tarefas numa velocidade impressionante.
- Exynos 5 octa-core de 1,6 GHz – Não se animem ainda com este processador de 8 núcleos, temos de ter em conta que apenas quatro núcleos desse processador podem funcionar ao mesmo tempo, então ele funciona com 4 núcleos Cortex-A15, de alto desempenho, e 4 núcleos Cortex-A7, que serão accionados sempre o Galaxy S4 estiver a realizar operações que não exijam tanto poder de processamento, economizando assim a preciosa energia.
Câmera
Principal, ou traseira de 13 MP e frontal de 2 MP, as têm suporte a gravação de vídeo em Full HD. A novidade é o recurso Dual Camera, em que elas podem ser usadas ao mesmo tempo! Assim podemos combinar as duas fotos de oito maneiras diferentes. Também há o Dual Video, onde é possível filmar simultaneamente com câmera frontal e traseira. Um recurso interessante.
Conectividade
Para além das habituais tecnologias para aceder e compartilhar dados em rede, a Samsung, dar suporte 4G LTE para até seis bandas diferentes ou seja cobrindo várias frequências, o que permitirá que usuários se conectem em redes 4G LTE em qualquer parte do mundo (Clientes da Unitel e Movicel, podem festejar agora). Outra novidade foi a inserção do padrão Wi-Fi 802.11ac, que na teoria pode ultrapassar velocidades de até 1Gb/s
Outras especificações de Hardware
Memória RAM de 2 GB e bateria de 2.600 mAh
Armazenamento interno disponível em 3 versões: 16 GB, 32 GB e 64 GB . A lógica nos diz que a versão mais barata será a de 16GB, mas isso não deverá ser um problema, uma vez que o Galaxy S 4 tem slot para cartões microSD , o que nos dá a possibilidade de expandir o armazenamento para até 64 GB.
Gostei deste novo samsung, bateu o primo rico (iphone) quer dizer que em espaço poderemos aumentar um cartão de 32GB ou de 64GB? Para um S4 de 64GB será muito espaço a sobrar.
Já a parte das cameras é uma maravilha filmar ou fotografar ao mesmo tempo, Só Alice no País das Maravilhas. E o ecrã uma grande vantagem, no meu caso cada vez mais sinto a necessidade de um ecrã maior, e este me aparece com uma resolução de 1080p.
Alguém pode me dizer o porque que estas fabricantes de smartphone fazem um phone com uma câmera traseira de Maior Megapixel, e a câmera frontal Menos Megapixel? Na realidade uma grande diferença.
Poderemos aumentar até 64GB…
A câmera traseira é muito usadas para fotos “mais sérias”, enquanto a câmera frontal é usada para videochamadas e para servir como espelho.
Esta desculpa esfarrapada de terem de lançar o celular com 2 tipos de processador por causa de LTE é a mais descarada forma de potencializar o lucro com as vendas em países ditos emergentes (onde, por causa das restrições econômicas e comerciais, o produto chega encarecido, dando mais “status” (sic) aos seus portadores, que pagam qualquer preço pela vaidade) beneficiando assim justamente quem paga menos, como nos países europeus e nos EUA, criando uma nova espécia de dumping… Pretendia comprar, mas pela discriminação, acho que vou esperar mais um pouco e procurar um aparelho (gosto da Samsung) e marca menos manipuladora…
para clarear este tema nebuloso, o idela seria comparar o desempenho dos dois modelos de processador pra ver se o cliente final será prejudicado comprando o “menos” potente (se realmente a diferença é “somente” para economizar bateria, já é um fator importante, uma vez que autonomia é muito importante em um aparelho móvel..
boas.
tenho o novo galaxy s4 e estou com um problema.
o aparelho vem preparado só para redes europeias como fazer para que aceite outras redes como por exemplo uma rede africana.