Recentemente a Total E&P Angola realizou o concurso “Startupper do Ano da Total”, que decorreu entre 02 de Novembro de 2015 a 31 de Janeiro de 2016. O desafio decorreu, em simultâneo com 34 outros países do Continente Africano onde o grupo está estabelecido. O concurso teve como objectivo identificar, premiar e acompanhar os melhores projectos de criação ou de desenvolvimento de empresas, com menos de dois anos de existência.
Os projectos vencedores deste concurso receberam a designação de “Startupper do Ano 2016 da Total”, assim como ajuda financeira e acompanhamento do desenvolvimento dos tais projectos. Portanto algumas pessoas devem estar curiosos (a) procurando sabem quais foram os projectos vencedores em Angola e os seus autores, portanto abaixo deixamos os nomes e os projectos.
Os vencedores da 1ª edição em Angola foram:
- 1º lugar: Projecto Chegou a Minha Vez – Eugénio Soares
Um projecto que visa a transformação da matéria orgânica em fertilizante natural. Reciclagem de resíduos, transformando-os num produto útil e que poderá ser utilizado como fertilizante.
- 2º lugar: Projecto Turismo Nacional – Lopo Santos
A Twendy é uma empresa de prestação de serviços turísticos que actuará unicamente no sector do turismo nacional, procurando assim dar mais visibilidade aos pontos turísticos de Angola e maior visibilidade aos visitantes estrangeiros e nacionais.
- 3º lugar: Projecto SoftTechnologies, Lda – M’Tume de Lemos
A empresa está a desenvolver um aplicativo para telemóveis que conecta os usuários a certos prestadores de serviços em Angola através do sistema de localização GPS.