Recentemente o Governo, através do despacho datado de 04 de Novembro, autoriza a subconcessão do serviço móvel da exploração do Título Global Unificado da empresa Angola Telecom, E.P. para a empresa Angorascom Telecomunicações, S.A.
Depois deste anuncio, surge agora a informa dando garantia de que, a terceira operadora móvel de Angola “Angorascom”, irá começar com as suas actividades em Fevereiro de 2021 de acordo com o cronograma que foi entregue a empresa. Essa entrega foi feito por Despacho Presidencial nº 193/19 e publicado em Diário da República no passado dia 05 de Novembro de 2019, utilizando uma prerrogativa contemplada no enquadramento jurídico angolano, e que atribui ao Presidente da República a possibilidade de adjudicação directa.
Este é apenas um dos passos da estratégia do Governo para acabar com o monopólio no sector das telecomunicações, os outros passos são a compra das participações da Oi na Unitel, reformulação do capital social na Movicel, e o concurso público para a quarta operadora.