Eis alguns exemplos:
É prejudicial deixar o telemóvel carregado a noite toda?
Ao contrário do que muitos utilizadores pensam, não há problema em deixar os smartphones carregarem toda a noite, uma vez que as empresas incorporaram sistemas nos dispositivos que protegem a bateria de possíveis sobrecargas.
Não se deve usar carregadores sem fios
Este é outro mito. Ao El País, um especialista da empresa de reparos Europa 3G garantiu que os carregamentos sem fios não afetam a saúde da bateria dos telemóveis, desde que o carregador seja homologado pelo fabricante, uma vez que é um “carregamento de baixa velocidade”. “O que temos sempre de verificar é a qualidade do carregador sem fios e garantir que o smartphone não aquece excessivamente”, realçou José Hernández.
Só posso utilizar o cabo oficial para carregar o meu telemóvel?
Segundo o mesmo especialista, consultado pelo El País, “um carregador não oficial não danifica necessariamente o nosso telemóvel”. Contudo, “há vários aspetos críticos a considerar”.
“É crucial escolher um carregador de uma empresa fiável, pois estes passam por rigorosos controlos de qualidade e muitas vezes incorporam medidas de segurança para evitar sobrecarga ou sobreaquecimento”, começou por explicar José Hernández sobre este assunto.
É necessário ter também em conta a se a voltagem e os amperes são adequados ao nosso aparelho. “Usar um carregador com especificidades diferentes das recomendadas pelo fabricante do telemóvel pode, aí sim, ser prejudicial”, disse o espanhol, recordando que a seleção do cabo USB também desempenha um papel vital na vida útil da bateria dos telemóveis, uma vez que “usar um cabo de baixa qualidade pode resultar no fornecimento de energia deficiente e até causar ferimentos no utilizador se se partir”.