Como já falamos nos episódios anteriores, o iPhone é um smartphone tão poderoso, que muitas das vezes não paramos para pensar como algo assim pode caber dentro do nosso bolso. Esse aparelho da Apple é ainda mais notável quando investigamos o seu interior, onde a maior parte do aparelho é ocupada pela bateria, e os demais componentes ficam enquadrados a uma pequena porção no entorno dela.
Nesse episódio do Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone vamos mostrar-lhe na íntegra todos os componentes que compõem esse smartphone, tendo como base um modelo 5S. Então, vamos lá.
- Tela
O LCD e o digitalizador, que detecta onde você está tocando a tela do aparelho, são fundidos ao vidro da tela do aparelho, onde isso quer dizer que, se esmagares os mesmos, infelizmente não poderás simplesmente substituir a folhade vidro.
- Bateria
A bateria do dispositivo é grande, e a sua carga dura quase o mesmo da bateria de um Macbook Pro, mostrando mais uma vez que a arquitectura ARM é eficiente dentro do chip A7, e claro, como a Apple otimizou o sistema iOS.
- Processador
A partir dos modelos 5S o processador é o A7, que por ironia é fabricado pela Samsung, a sua rival, e onde esse mesmo processador lida com a maior parte das tarefas de processamento e gráficos.
O processador A7 é o principal responsável pelo processamento e gráficos que permitem os dispositivos iOS funcionarem, e com a particularidade de ocuparem somente cerca da metade do espaço no chip (na porção inferior esquerda). Os dois núcleos da CPU são mais complexos do que nunca, e vem com caches de memória dedicados. À direita do processador ficam os clusters da unidade gráfica PowerVR series 6. Por cima da GPU fica um cache de memória grande, onde não é a memória RAM do chip, mas sim uma carga rápida de memória para ajudar a impulsionar a velocidade de transferência de dados de todos os arquivos menores. O resto do chip é ocupado de conectores para outras partes do dispositivo (a tela e assim por diante) e outros componentes, mas sem a presença do co-processador M7. A memória protegida que armazena sua impressãodigital fica aqui, bem como o processador de sinal de imagem, cuja a sua funcionalidade é com a velocidade, isto é, o foco inteligente e exposição quando a câmera esta tirando fotos.
- Câmera iSight
Segundo os nossos parceiros do ifixit.com, a câmera que fica por de trás do iPhone é fabricada pela Sony, e onde a sua constituição é através de um conjunto de lentes e sensores capazes de fazer capturas de fotos incríveis, o que é simplesmente fantástico tendo como base o seu tamanho, levando em conta uma SLR tradicional.
- Bandeja do cartão SIM
Infelizmente muitos utilizadores não gostam do tamanho do cartão nano-SIM adoptado nos iPhone, mas a empresa não pode se dar o luxo de desperdiçar espaço dentro do aparelho. Na bandeja do cartão SIM entra um slot na placa principal através de um recorte na lateral do iPhone.
- Sensor Touch ID
Esse componente esta por debaixo do botão Home, onde a empresa construiu o sistema de segurança biométrico Touch ID, que é praticamente um sensor CMOS não muito diferente de um sensor de câmera digital.
- Alto-Falante
Nos iPhone, o microfone está a esquerda (ao lado da porta Lightning), e onde esse componente surpreendentemente grande é o alto-falante do iPhone.
Eis os episódios anteriores:
_____________________________________________________________________
Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que tenha um iPhone. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.
Falamos do e-mail criado para esse fim: duvidas@menosfios.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.