A Cimeira dos Jovens Líderes Africanos 2019 aconteceu em Accra de 22 a 23 de Novembro no Centro de conferências internacional de Accra, organizado pela Rede de Jovens Líderes e Políticos. Com objectivo de reunir o maior número de jovens líderes e empreendedores de África, com participação de convidados como governantes e líderes de associações.
A cimeira teve como ideia principal reunir delegados de varias nações Africanas (no total 15 países) e juntos discutir os principais problemas do continente. Os delegados foram alocados aleatoriamente em grupos de acordo com os temas abaixo descriminados para juntos fazerem brainstorming das questões e encontrarem soluções:
-
Grupo 1 – Política e Governança;
-
Grupo 2 – Tecnologia e inteligência artificial;
-
Grupo 3 – Agricultura ;
-
Grupo 4 – Direitos humanos ;
-
Grupo 5 – Alterações Climáticas;
-
Grupo 6 – Desporto e arte criativa ;
-
Grupo 7 – Igualdade de género;
-
Grupo 8 – Informação e comunicação.
Todas as soluções encontradas durante os trabalhos de cada grupo serão encaminhadas até a União África pela Rede de Jovens Líderes e Políticos. A melhor apresentação eleita com maior condição, propostas de melhorias foi a do Grupo 2, que teve 10 membros do Ghana, 1 do Zimbabwe, 1 da Nigéria, 1 Tanzânia, 1 Camarões, 1 da Guiné e 1 de Angola que esteve representado pelo jovem Arcanjo Wacunzo, que foi o líder e fez a apresentação do grupo na Cimeira.