A digitalização dos assentos de nascimento da Direção de Registos e Modernização Administrativa do município da Caála, província do Huambo, melhorou os serviços públicos na localidade, sendo que pela primeira vez, foram entregues mais de 788 cédulas e assentos de nascimentos em formato digital.
Essa informação foi revelada pelo diretor local do Registo e Modernização Administrativa, José de Rosário Diogo, em entrevista a ANGOP, informando que ação é inserida no programa de intensificação do processo de atribuição de cédulas e assentos de nascimentos, levado a cabo pela Administração do município da Caála.
MAIS: Projetos inovadores em destaque na II edição do TIC-Huambo
Um outro fator no uso da tecnologia na emissão de documentos é para evitar a duplicação de registos e, em simultâneo, dinamizar o processo de atribuição de cédulas e assentos de nascimentos.
O Diretor frisa ainda que a digitalização dos documentos é um processo diferente do que era feito antes, onde foi concebido para melhorar as condições de recolha de dados e simplificar os métodos de atribuição das cédulas e assuntos de nascimentos.
De acordo com os números revelados, em 2022, por via dos processos fora dos formatos digitais, foram emitidos mais de 50 mil cédulas e igual número de assentos de nascimentos, principalmente, nas comunidades rurais