Numa altura em que vários países economicamente “saudáveis” em África estão a ter grandes problemas devido a queda (livre) do preço do petróleo, um país “pobre” decide mostrar qual é o caminho para o sucesso.
Para além do Ouro e Turismo, a Tanzânia decidiu apostar na tecnologia, começando por construir seus próprios helicópteros,num projeto que terá primeiro lote de helicópteros operacionais em 2018.
O protótipo do helicóptero, que terá dois lugares, está na fase final, sob responsabilidade da Escola Técnica de Arusha, Departamento de Engenharia Mecânica, onde existe também uma fábrica dedicada a produção de vários tipos de máquinas.
O projecto está a ganhar destaque pelo país…
… os primeiros helicópteros feitos localmente estarão disponíveis para os moradores comuns a preços acessíveis – explicou o homem por trás do projeto helicóptero ATC, Engenheiro Abdi Mjema.
A ideia foi idealizada há dois meses por dois engenheiros da Escola Técnica de Arusha: Adisai Msongole e Abdi Mjema. O chassi, bem como de estruturas para o helicóptero pioneiro está pronto, faltando agora o motor.
Segundo a equipe responsável pelo projecto:
Nós tínhamos inicialmente previsto o helicóptero de dois lugares a serem utilizados para a vigilância, salvamento e fins agrícolas. No entanto, como o projeto toma forma, podemos aumentar o número de lugares para transportar mais pessoas…
Pelos vistos esse é apenas uma passo para aumentar o potencial tecnológico da Tanzânia. Será que os outros países em África seguirão o bom exemplo?