O tanque acelerador Fregat usado no Angosat-1 explodiu em órbita

11425

Os analistas do 18.º Esquadrão de Vigilância Espacial da Força Aérea dos EUA informaram que no passado dia 12 de Fevereiro, o tanque acelerador Fregat, que foi usado para colocar o satélite angolano de telecomunicações Angosat-1 em órbita no final de dezembro de 2017, explodiu no espaço, formando mais de 25 fragmentos.

De acordo com os dados do sistema de controle da Vigilância Espacial da Força Aérea dos EUA, após o lançamento do Zenit em 27 de dezembro na órbita, haviam oito objectos: Angosat, Zenit, Fregat, seu tanque e quatro pequenos fragmentos, provavelmente elementos do veículo de lançamento.

O tanque lançado terminou em uma órbita altamente elíptica com um apogeu de 4.000 quilômetros e um perigeu de 272 quilômetros. No entanto, foi emitida uma advertência, para os operadores de satélites, sobre a possível ameaça de colisão de veículos espaciais com esses fragmentos.

Os analistas agora colectam os dados para catalogar os fragmentos e calculam as órbitas de cada um deles. O ministro das Telecomunicações de Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, em declarações, sublinhou que só em Abril será feita uma avaliação com relação ao estado do satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui