Mais de 110 estudantes estiveram na terceira fase do concurso STEM África, que tem como objectivos a descoberta de talentos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia, numa iniciativa da ExxonMobil Foundation.
Segundo o secretário de Estado da Educação para o Ensino Secundário, Gildo Matias, participaram mais de três escolas do ensino primário, cinco instituições do primeiro ciclo do ensino secundário e três do ensino secundário. O objectivo, referiu, foi despertar o interesse dos jovens e adolescentes, particularmente as raparigas para as áreas de ciência.
Entre os objectivos do concurso, continuou, consta o de incentivar a participação dos jovens africanos na resolução de desafios do mundo real, através da aplicação das disciplinas de Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia na solução dos vários problemas sociais.
“O domínio das disciplinas das STEM vai habilitar os estudantes angolanos a serem mais criativos e inovadores”.
MAIS: Associação ADPP lança projeto tecnológico “STEM África”
De acordo com o secretário de Estado, o domínio das disciplinas de ciência visa preparar os jovens estudantes para terem um futuro profissional, à medida que aprendem a usar Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia para resolver problemas sociais.
O concurso, recordou, abrange vários países do continente africano, com a realce para a Namíbia, Moçambique, Nigéria e África do Sul.
“A ideia é que a nível do país saiam quatro alunos, para participar no concurso continental, na África do Sul”, acentuou.