Estão abertas as candidaturas para a oitava conferência nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) e para a terceira Feira de Ideias, Inovações, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEbat), segundo uma nota que chegou a redação da MenosFios.
Segundo a nota do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), o CNCT irá realizar-se no de 30 de novembro a 1 de dezembro em simultâneo com a 3ª Edição do FIEBaT, no Arquivo Nacional de Angola.
Os dois eventos tem como objectivo “distinguir a cada dois anos estudantes universitários, startups, incubadoras de empresas de base tecnológica, investigadores, FabLab, criadores/inovadores e outros atores do SNCTI que se tenham destacado pela sua atividade de ciência, tecnologia e inovação, divulgar e premiar os produtos ou processos inovadores gerados em Angola nas Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento II&D ou em colaboração com os outros atores do ecossistema, apresentar ao público em geral novas ideias tecnológicas, resultantes do potencial criativo dos angolanos“, pode ler-se no comunicado.
As inscrições para a FIEBaT estão abertas até ao dia 10 de outubro e as candidaturas deverão ser submetidas por correio eletrónico: [email protected]/ ou por via do portal www.ciencia.ao.
MAIS: Startups angolanas devem ter mais espaço na economia nacional
São elegíveis, condição de expositores, os atores ligados às Instituições de Ensino Superior (IES), Investigação e Desenvolvimento (I&D), incubadoras de empresas de base tecnológica, laboratórios de apoio à investigação científica, criadores/inovadores cujos projetos têm ligação/colaboração com as IES ou I&D. A participação pode individual, ou em equipa, não superior a três elementos.
Os projetos que serão apresentados na feira serão avaliados por uma comissão de júris, constituída por presidente, dois docentes universitários, representantes das instituições de ensino superior, representantes de empresas.
A comissão de júris vai avaliar e selecionar os melhores trabalhos a premiar, bem como anunciar a classificação dos premiados. Os prémios serão atribuídos nas cinco categorias criadas, nomeadamente, ideias, invenções, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo.
“Não são elegíveis, para efeito de premiação, os trabalhos apresentados em feiras ou eventos semelhantes“, mas os criadores de trabalhos já divulgados podem, excecionalmente, expo-los novamente, não habilitando aos prémios.
O CNCT e o FIEbat são atividades direcionadas para docentes e investigadores das Instituições de Ensino Superior (IES) e as Instituições de Investigação & Desenvolvimento (II&D), inventores e criadores, expositores e outros profissionais interessados, bem como representantes de empresas públicas e privadas que sejam autores de trabalhos científicos publicados ou de projetos de ideias, de invenções ou de protótipos que estejam institucionalmente ligados a IES ou II&D.