Que tal aproveitar os transportes públicos para deixar uma cidade totalmente conectada à internet?
Esta é a ideia da startup Portuguesa “Veniam“, que apresentou na cidade de Porto, em Portugal, um recurso que transformou mais de 600 autocarros e táxis em pontos de acesso Wi-Fi. Deste modo milhares de cidadãos terão acesso à Internet.
Essa tecnologia ajudará também a recolher informação planejamento urbano da cidade. A recolha dos dados será feita por meio de sensores instalados nos veículos, um dos objectivos é detectar os pontos que precisam de reparos nas estradas, usando sensores nos amortecedores que identificam qualquer colisão fora do normal. Há também sensores instalados pelos contentores de lixo da cidade que informarão se elas estão cheias para seja feita a recolha de lixo, ajudando assim a manter a cidade limpa. Um recurso que seria bastante útil em Angola.
Essa Startup, Veniam, originada na Universidade do Porto, fundada por João Barros, professor associado da Universidade do Porto, tem tido tanto sucesso já recebeu 4,2 milhões de dólares de financiamento e estabeleceu a sua sede em Montain View, na Califórnia, o famoso Silicon Valley.
Essa tecnologia tem atraído cerca de 70 mil pessoas por mês, com 50 a 80% de tráfego de usuários oriundo de usuários que usavam dados móveis para navegar na web. A empresa promete levar essa tecnologia a outras cidades…