Menos Fios

Startup angolana ‘SharpNav’ vai desenvolver sistema com 250 satélites em órbita baixa

A startup espacial “SharpNav” do angolano Eldrige de Melo vai desenvolver um sistema avançado para posicionamento de alta precisão, integrado por uma constelação de 250 satélites em órbita baixa, antenas receptoras de sinais de navegação e uma plataforma para aplicações espaciais.

A inovação tecnológica é devido ao financiamento que a startup recebeu da Agência Espacial Europeia e do Ministério da Economia e Trabalho da Finlândia (Business Finland), onde  ao longo de 2025 a startup vai passar por um período de incubação na ESA Business Incubation Center.

A SharpNav é uma promissora startup espacial que em 2024 ganhou o prémio de inovação em Espanha.

A tecnologia da SharpNav, está focada em desenvolver um sistema avançado de navegação, que inclui um receptor GNSS de última geração, uma plataforma de Software como Serviço (SaaS)e uma constelação de satélites em órbita baixa (LEO) para o fornecimento de serviços de posicionamento, navegação e tempo (LEO-PNT). Essa solução vai servir para apoiar os sectores críticos como defesa, transportes autónomos, aviação, agricultura de precisão e operações marítimas.

Com o apoio do ESA BIC Finland, a SharpNav terá acesso a recursos técnicos de ponta, financiamento e suporte estratégico, acelerando assim o desenvolvimento e a implementação de suas soluções.

Durante o ano de 2020, Eldrige de Melo destacou-se pelo contributo que deu em inúmeras representações de Angola no sector espacial, ao mudar vidas usando os seus conhecimentos. Foi o primeiro angolano a participar no Programa de Pós-Graduação em comercialização do sector espacial, fruto de uma parceria entre a Universidade Espacial Internacional e a Florida Tech.

Exit mobile version