A petrolífera estatal Sonangol firmou uma parceria com a ENI no sector da energia eólica, para o desenvolvimento de um projecto para gerar 50 megawatts, permitindo assim poupar mais de 20 milhões de dólares por ano.
Segundo Baltazar Miguel, Administrador Executivo da petrolífera e falando a Rádio Nacional de Angola, informou que esta parceria representa a diversificação da Sonangol das suas áreas de actuação.
“Significa pela primeira vez por parte da Sonangol a diversificação da sua carreira de negócios por que a Sonangol deixa de actuar essencialmente o que era o seu núcleo de actividade fundamental e passa também a actuar dentro das energias que parte da estratégia do grupo Sonangol da sua transição energética“, disse.
MAIS: Sonangol vai construir uma fábrica de produção de hidrogénio verde em Angola
De acordo ainda com o Administrador, o projecto para gerar 50 megawatts possibilitará a empresa pública angolana poupar mais de 20 milhões de dólares anualmente.
“Vai permitir fazer a Sonangol ter uma redução de custos acima de 20 milhões de dólares/ano e também vai permitir com que a província do Namibe diminua a sua dependência das fontes de energia eléctrica térmicas que é o caso dos grupos geradores“, frisou.