A Academia BAI foi o palco escolhido para o “desfile” das dez startups finalistas do concurso Seedstars Luanda 2020. O evento marcado para as 15:00 de 7 de Novembro, teve em disputa o passe para a competição Regional e a possibilidade de competir para uma vaga na grande final global. O Vencedor global poderá conseguir até 500 mil USD em investimentos.
Dizando Norton foi o mestre de cerimónias e fez a abertura do evento, apresentando o Júri e informando que algumas startups fariam a apresentação de modo remoto e outras estariam representadas no palco.
A CEO e co-fundadora da Seedstars, Alisee de Tonnac, falou sobre os tempos difíceis devido à pandemia e encorajou as startups à continuarem com a sua luta. Ainda a representar a Seedstars, Zarina Gabdolova, responsável pelo eventos na Europa e Ásia, falou sobre as actividades do Seedstars, do objectivo do concurso, apresentou as regras das apresentações finais e os prémios em disputa.
Corpo de Jurados
Joel Epalanga falou em nome da KiandaHub sobre os desafios para organizar este evento, agradeceu os parceiros, patrocinadores e as Startups presentes. Zedilson Almeida a representar o departamento de inovação da Unitel, teceu algumas considerações. Luís Fernandes, Administrador Executivo da Academia BAI, deu as boas vindas à todos os presentes e falou sobre os projectos da instituição.
Lista completa do júri:
Primeira sessão de apresentações da Startups:
1. ASSINEBWE – Software que permite às empresas gerir e assinar documentos digitalmente em qualquer dispositivo a qualquer altura e em qualquer lugar com segurança garantida.
2. BANKADA – Pedidos de entrega e táxi num único sistema digital. O mesmo táxi que transporta passageiros também entrega mercadorias de 2 ou mais quilos.
3. HUMBITEC – Alavanca a tecnologia geoespacial e aeroespacial para a melhoria da vida na terra, começando pela agricultura de precisão.
4. IMO NExT App – Uma plataforma que preenche a lacuna na procura e aquisição de propriedades, conectando anunciantes a potenciais clientes.
Carlos Jaime, director de operações da KiandaHub partilhou um vídeo sobre a startup vencedora da edição 2019 do Seedstars Luanda, a Roque Online. Geraldine Geraldo, a CEO da Roque Online partilhou as motivações para a criação do projecto e qual é o impacto social do mesmo.
Augusto Baptista, representou o Banco Atlântico e falou sobre o processo de digitalização em curso na banca.
Segunda sessão de apresentações das startups:
5. KIMPOVI – Liga advogados a clientes (particulares ou empresas), oferecendo modelos de documentos pré-preparados e legislação segmentada.
6. NAWABUS – Plataforma digital para pesquisa, reserva e venda de bilhetes para transportes públicos interprovinciais.
7. PAGA 3 – Uma plataforma que permite o pagamento de serviços e produtos em prestações.
8. SOCIA – Uma aplicação que permite às pessoas comprar um produto partilhando a conta e o produto em partes iguais.
9. SSD – Uma plataforma que visa reduzir a distância entre médicos e doentes através da Telemedicina.
Não houve a apresentação da EPDRONES – não foram detalhadas as razões.
Depois da deliberação do corpo de jurados, foram revelados os vencedores:
3º Lugar – Nawabus
2º Lugar – SSD
1º Lugar – Sócia
A Sócia continua assim o seu ano impressionante, ganhando mais um prémio, menos de um mês após ter conquistado o Unitel Go Challenge.
Boa sorte à Sócia, a representante de Angola no evento regional do Seedstars.
Veja mais imagens do evento: